O que é a Casa Taiguara?

 

A primeira Casa Taiguara foi aberta no bairro da Bela Vista, em 1996. O fundador, Sr. Daniel Fresnot, preocupava-se com o crescente número de crianças e adolescentes que aglutinavam-se nas imediações dos bairros da Sé e Liberdade e sonhava com um local seguro que pudesse acolher com qualidade meninos e meninas que não tinham uma casa para morar. 

Hoje, as Casas Taiguara multiplicaram-se, são 5 unidades. Existem duas unidades dedicadas ao acolhimento emergencial de crianças e adolescentes, Casa Taiguara Bela Vista (1) e Casa Taiguarinha Bela Vista (2). No bairro da Freguesia do Ó, há o Abrigo Taiguara – Casas das Expedições (3), serviço que dedica-se ao abrigamento permanente de crianças e adolescentes. A República Jovem Taiguara (4), unidade localizada no bairro do Butantã, acolhe jovens do sexo masculino maiores de 18 anos, oriundos de abrigos e casas de acolhida da cidade de São Paulo. Já a Casa Taiguara de Cultura (5) disponibiliza cursos e oficinas culturais e educativos ao público infanto juvenil que mora nos bairros da Bela Vista e Bixiga. 

Em nossas Casas, os meninos moram e têm oportunidade de voltar à escola e também desenvolver uma série de atividades que lhes agreguem valor cognitivo, físico, esportivo e cultural. A Casa Taiguara de Cultura tem proporcionado novas rotinas aos nossos educandos e hoje é possível oferecê-los uma grade de atividades semanais como capoeira, percussão brasileira e nordestina, inclusão digital, hip-hop, arte-terapia, teatro, dentre outras.     

O principal objetivo das Casas Taiguara é tentar devolver crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estão nas ruas, às famílias de origem. Para isso, contamos com psicólogos e assistentes sociais que fazem levantamentos e entrevistas domésticas, entendendo assim os porquês do afastamento e, desta forma, atuando com maior eficiência para que a reintegração familiar seja rápida e dinâmica.

Estima-se que mais de 10.000 crianças e adolescentes já passaram pelas Casas Taiguara, desde 1996, e grande parte deste público voltou com sucesso às famílias de origem.


CONHEÇA + SOBRE O PROJETO

 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão